sábado, 11 de abril de 2015

Duo Assad - Masterclass

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE COMUNICAÇÃO, TURISMO E ARTES
DEPARTAMENTO DE MÚSICA
ÁREA DE VIOLÃO

ENCONTRO VIOLONÍSTICO - 2015

Evento: Masterclass e Palestra com o Duo Assad

Dia: 18 de abril de 2015
Hora: 16h00
Local: Auditório do Departamento de Música da UFPB

» FICHA DE INSCRIÇÃO «

-------
Duo AssadOs irmãos brasileiros Sérgio e Odair Assad são considerados uma referência unânime para os violonistas, criando um padrão de inovação para o violão com geniosidade e expressão.
Sua origem artística e performance inquietante vêm de uma família rica em tradição musical brasileira e de estudos com a violonista/lutenista Monina Távora (1921-2011), uma discípula de Andrés Segovia. Além de estabelecer novos padrões de interpretação, os Assad influenciaram vastamente na criação e introdução de novas músicas para dois violões. Sua incontestável virtuosidade inspirou uma ampla gama de compositores a escreverem músicas especialmente para os dois: Astor Piazzolla, Terry Riley, Radamés Gnattali, Marlos Nobre, Nikita Koshkin, Roland Dyens, Jorge Morel, Edino Krieger e Francisco Mignone.

Atualmente, Sérgio Assad está acresentando ao seu repertório, compondo música para o Duo e para vários parceiros musicais, ambos com Orquestra Sinfônica e em recitais. O Duo tem trabalhado extensivamente com artistas renomados como Yo-Yo Ma, Nadja Salerno Sonnenberg, Fernandao Suarez Paz, Paquito D’Rivera, Gidon Kremer e Dawn Upshaw.
O Duo começou a tocar violão muito cedo e prosseguiram seus estudos durante sete anos com a Dona Monina. Sua carreira internacional começou com um prêmio importante, o Young Artists Competition, em Bratislava em 1979. Odair é baseado em Bruxelas, onde ele é professor na Ecole Supérieure des Arts. Sérgio reside em São Francisco, onde ele ensina na SF Conservatory.

O repertório dos Assad inclui composições originais de Sérgio, fora seus arranjos de músicas folclóricas, jazz e música latina. Seu repertório clássico inclui transcrições da grande literatura de teclado barroco de Bach, Rameau e Scarlatti, e adaptações de peças de diversas figuras como Gershwin, Ginastera e Debussy. Seus programas de turnês são sempre uma cativante mistura de estilos, períodos e culturas.

Nenhum comentário: